Thursday, February 9, 2017

Versos de aspiração para fazer oferendas



Eu ofereço esta flor para Buda Amida em nome de todos os seres. Que ao ver a beleza da flor se esvaindo, possamos perceber que nossas vidas e nossas chamadas conquistas espirituais são passageiras e assim voltemos nossas mentes e corações para o Poder de Salvação de Buda Amida.

Eu ofereço este incenso  para Buda Amida em nome de todos os seres. Que o perfume do Dharma possa nos impregnar para recebermos a fé e nascer na sua Terra Pura após a morte.

Eu ofereço este copo de água para Buda Amida em nome de todos os seres. Que nossa sede seja para sempre saciada na sua Terra Pura onde atingiremos a perfeita Iluminação.

Eu ofereço este arroz para Amida Buda em nome de todos os seres. Que possamos receber a fé e para lá guiar a todos. Que as sementes do Dharma de Amida se multipliquem ao infinito até que o oceano da existência Samsárica torne-se completamente vazio. Namo Amida Butsu.

                                                                       *

Estas palavras me vieram espontaneamente enquanto estava sentado diante do altar de Buda Amida fazendo as oferendas. Não se trata de algum tipo de transferência de méritos, mas um simples desejo e reconhecimento. Todos os objetos no Templo são um lembrete da compaixão de Amida por nós e da necessidade de nos agarrarmos a Ele com a mente confiante. Até onde eu sei, as flores, o incenso e as velas significam, respectivamente, a impermanência, o perfume do Dharma e a Luz de Amida em todos os templos Shinshu afiliados ao Hongwanji. É certo que é possível recitar o Nembutsu sem a necessidade de versos, hinos ou implementos ritualísticos. Cabe a cada um curtir o seu relacionamento pessoal com Buda Amida como quiser.

PS: Ao invés de água, pode-se oferecer qualquer bebida não alcoólica.

0 comentarii:

Dharma talks on my youtube channel